Você sabe o que é Business Agility? A metodologia, que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, traz às organizações uma forma diferente de encarar e conduzir negócios. 

Mas o que torna essa estratégia diferente de tantas outras existentes no mercado e como ela pode ajudar a sua organização a se tornar próspera, competitiva e inovadora? Responda essa e outras perguntas, com a leitura deste artigo!

O que é Business Agility?

Aumentar a capacidade produtiva de uma empresa ao mesmo tempo em que oferece maior agilidade operacional e ajuda o negócio a se adaptar às constantes transformações do mercado: assim pode ser definido o conceito de Business Agility.

Na prática, trata-se de uma metodologia focada na melhoria da experiência do cliente e na entrega de valor, que também propõe  uma rotina de trabalho voltada para a resolução de problemas. 

Normalmente, a estratégia garante a empresa:

  • inovação e maior vantagem competitiva;
  • desenvoltura na resolução de atividades diárias;
  • agilidade para lidar com solicitações internas e de clientes;
  • melhor adaptação às mudanças do mercado.


Como o Business Agility ajuda a otimizar processos empresariais?

O Business Agility oferece diversas vantagens importantes ao negócio, assim como ajuda a tornar a atividade organizacional mais ágil. Isso ocorre porque essa estratégia de negócio direciona suas ações para um formato de gestão integrada, que conecta todos os setores da organização e pessoas da organização.

Essa conexão pode ser feita a partir do investimento em ferramentas tecnológicas, como softwares e plataformas de gerenciamento, processos repetitivos e manuais se tornam automatizados, poupando tempo e trazendo mais eficiência para o dia a dia da equipe. 

Outro ponto da metodologia que ajuda a otimizar as rotinas empresariais se relaciona com a tomada de decisões baseada em dados. Com a observação dessas informações, coletadas pelos sistemas de gestão integrada, é possível que você verifique quais processos podem ser otimizados ou cortados. 

Da mesma forma, o gestor pode optar por novos caminhos, estando sempre um passo à frente, a partir do estudo consciente e real do mercado.

Além disso, por também ter o foco voltado para os processos do negócio, a metodologia está constantemente revisando-os, o que garante que aqueles que estejam obsoletos sejam substituídos por outros que entregam resultados mais rapidamente. 

Viu como esse conceito é importante para o seu negócio? É certo que ficou mais fácil entender o que é essa estratégia e como ela colabora para otimizar os processos da sua organização depois de ler o artigo.

Agora, aproveite para conferir três métricas de governança ágil que você precisa acompanhar para mensurar o sucesso do seu negócio!