Como começar a usar monday.com

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Procurando decolar com monday.com? 🚀 Então, você está no lugar certo! Esse é um artigo rápido que vai te ajudar a aprender o básico pra começar a trabalhar com a Monday.

Só imagine você chegando no trabalho, a caixa de entrada do e-mail vazia, todo mundo sabendo o que está fazendo, todo mundo entendendo o objetivo que tem em comum e você podendo acompanhar o progresso de todas as tarefas – e, além disso, podendo se comunicar com sua equipe diretamente nessas tarefas! Boom! monday.com te dá isso e muito mais! <3 

Passo 1 – Crie um quadro (board)

Um quadro (ou board, do inglês) é o lugar para organizar tudo que você precisa fazer – um projeto, uma lista de tarefas, CRM, agenda… Existem vários tipos de quadro. Os quadros principais (main boards) criam transparência na empresa, todos os usuários da conta podem ver e usar esses quadros. Os quadros compartilháveis (shareable boards) podem ser usado com convidados de fora da sua conta ou organização e os quadros privados (private boards) para trabalhos confidenciais. Dá uma olhada nesse artigo pra saber mais sobre cada tipo de board. 

Você pode customizar todos ele dependendo da sua necessidade. Vamos começar com quadros principais, para criar, é só clicar em “novo” (+).

Passo 2 – Escolha um template

Em “Veja mais modelos” você encontra alguns templates pré definidos que te ajudam a começar mais rápido.

Para criar um quadro com template, é só clicar em “usar”. Você também pode selecionar a opção “Quadro em branco” para fazer tudo do zero.

DICA: Nós oferecemos serviços de treinamentos e demonstrações completamente em português da monday.com. Se achar interessante, pode entrar em contato clicando aqui.

Passo 3 – Crie seus grupos

Um quadro é feito de grupos. Um grupo é uma seção do seu quadro definida por cor, onde moram as suas tarefas. Um grupo pode ser uma semana, um mês, uma etapa específica de um projeto, ou qualquer coisa que você queira. 

Para adicionar um novo grupo ao quadro, vá a qualquer grupo já existente e você verá uma setinha azul apontando para baixo, ao lado do nome. Clique nela e, com o menu exibido, clique em “Adicionar Grupo”.

Uma nova janela aparecerá para que você nomeie seu grupo. 

Pressione enter e… pronto, o grupo está criado! Você pode editar o nome e a cor sempre que quiser, basta clicar sobre o nome do grupo.

Passo 4 – Adicione suas tarefas

Agora que você criou seu primeiro quadro, você pode começar a listar suas tarefas; ou, no idioma monday.com, a criar seus Itens (ou linhas, ou pulses). Você pode criar itens infinitos, não há limite, então liste todas as coisas que você precisa, mas tenha certeza de que todos eles são importantes para o quadro (projeto) que você criou.

Você pode dividir seus itens no que chamamos de “grupos”. Os grupos são um jeito de organizar todos os seus itens, seja por tempo, categoria, tema, qualquer coisa que você quiser. Eles são um jeito de trazer cor para o seu quadro e melhorar sua organização visualmente – com nove opções de cores, você pode facilmente diferenciar os grupos.

Passo 5 – Adicione suas colunas

Bom, agora que suas tarefas estão criadas, é hora de adicionar colunas. Pense nas colunas como a construção de um processo ou um caminho que inclui todos os aspectos, os passos necessários para que essas tarefas sejam concluídas. A monday.com oferece váaarios tipos de coluna que servem às suas necessidades, de pessoas à status, de datas à fórmulas. 

Agora que você já organizou os grupos, listou as tarefas e criou as colunas, você pode começar a trabalhar com sua equipe dentro do quadro.

Passo 6 – Comece a deixar tudo verdinho

• Atribua tarefas à pessoas

A monday.com traz transparência e relevâncias para as pessoas do seu time. Todo mundo pode ver o que acontece no geral e realmente enxergar o propósito do seu trabalho. Todos os membros da equipe pode ver todos os aspectos de um projeto e colaborar com ele – mas é fundamental que cada um seja dono de suas próprias tarefas tarefas. Use a coluna de “Pessoas” para atribuir uma tarefa a uma pessoa da equipe. A pessoa designada para realizá-la vai receber uma notificação dizendo que tem uma nova tarefa para começar a trabalhar.

• Comunique-se dentro de uma tarefa

Use a seção de ‘updates’ (representada pelo balãozinho de fala em cada tarefa) para manter todo mundo por dentro do que está acontecendo: faça perguntas, escreva atualizações, anexe documentos e se divirta com os gifs. 😀 Você pode mencionar @pessoas para se comunicar melhor com a equipe.

• Inscreva-se em um quadro

Use a opção de seguidores e membros do quadro (no ícone de pessoas no canto superior direito, chamado “Quem está neste quadro?”) para incluir pessoas ou participar de projetos nos quais você se interessa. Seguindo um quadro você pode facilmente organizar os quadros importantes que você visita e, mais que isso, receber notificações das tarefas no seu inbox.

• Mantenha-se informado

Todas as atualizações dos quadros que você segue são listadas instantaneamente no seu inbox pessoal, que fica na página principal. Assim, você não deixa nada pra trás.

• Atualize suas tarefas

Use a coluna de status para marcar o seu progresso. Se tem alguma coisa mais bonita que ver tudo verdinho dentro de um quadro, desconhecemos. Isso significa que tudo foi concluído! 

Está esperando o que? Vai lá e comece a construir alguns quadros! 

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