Aumentar as vendas é o grande desejo de todo negócio, mas para garantir um balanço positivo das contas no final do ano é preciso fazer uma boa gestão de leads. Você sabe como gerenciar as oportunidades que surgem para a sua empresa?

Potenciais clientes podem aparecer de vários canais e, portanto, é indispensável ter uma estrutura bem organizada para fazê-los chegar à última etapa do funil de vendas: o fechamento.

Veja a seguir algumas dicas para alcançar resultados mais positivos na sua organização!

Gestão de leads eficiente: 3 dicas para fechar mais vendas!

A gestão de leads consiste no processo de gerar, acompanhar e converter oportunidades de negócios em vendas.

É muito importante que, ao criar os canais de captura desses potenciais clientes, você tenha consciência de quais são as informações mais importantes que devem ser apresentadas a esses contatos para se comunicar e despertar o interesse deles.

Mas o que é um lead, afinal? Você poderá chamar assim aqueles que compartilharam seus dados de forma espontânea com o objetivo de receber em troca algum benefício da empresa, que pode ser:

  • um e-book;
  • participação de um evento;
  • contato do setor de vendas;
  • teste grátis;
  • entre outros.

Algumas informações importantes que você deve coletar para fazer uma gestão de leads eficiente são:

  • nome;
  • e-mail;
  • endereço;
  • número do telefone.

Para alcançar uma taxa de sucesso maior nas estratégias da sua empresa, é necessário:

1. Definir o que é um lead qualificado

Para alcançar resultados melhores na tratativa com os leads, é necessário definir exatamente quando a empresa vai considerar que o prospect (cliente potencial) já é um lead qualificado, isto é: quando ele tem grandes chances de fechar negócio.

Também é preciso determinar como será a jornada dele dentro dos departamentos da sua organização. Esse é um trabalho que precisa envolver todos os colaboradores que podem estar em contato com o cliente, não apenas a equipe de vendas.

2. Conte com uma ferramenta eficiente de CRM

Contar com uma ferramenta inteligente de CRM vai otimizar muito o trabalho do seu time, economizando tempo com tarefas que podem ser facilmente automatizadas.

Ao escolher essa tecnologia observe se ela oferece mecanismos para melhorar a eficácia do vendedor, reduzir custos e complexidade com TI (precisa ser simples de usar!).

Alguns recursos interessantes para ter no seu CRM são:

  • chatbots desenvolvidos com inteligência artificial;
  • formulários web personalizáveis;
  • mapeamento das interações dos visitantes nos canais da empresa;
  • pontuação de contato preditiva para identificar oportunidades com mais facilidade;
  • comunicação por canais diversos (e-mail, telefone, chat, SMS…);
  • entre outros.

3. Mensure todos os resultados da sua equipe de vendas

Nunca se esqueça de fazer a mensuração dos resultados da sua equipe de vendas. Para isso, defina exatamente o que deve ser medido na gestão de leads. Essa é uma importante atividade que ajuda a identificar se o foco está adequado e se os leads conquistados são de fato qualificados.

Gostou das dicas de como turbinar os resultados da sua organização? Outro ponto de atenção da sua empresa para além de fechar negócios é manter um bom relacionamento com os clientes já conquistados. Aproveite e leia também sobre como elaborar uma boa estratégia de gestão de experiência do cliente.