Nós estamos na Era da Experiência, onde a relação do consumidor com uma marca ou empresa é tão ou mais importante do que a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece. Nesse cenário, é impossível não pensar em como melhorar a customer experience.
Neste artigo, listamos 4 passos iniciais para você que quer melhorar a experiência do consumidor na sua empresa. Continue lendo para entender!
4 passos para melhorar a customer experience no seu negócio
“Customer experience” se refere à percepção do cliente em contato com um negócio. Existem diversas estratégias e ações que podem ser aplicadas com o objetivo de melhorar esse sentimento gerado no consumidor neste contato.
Confira algumas a seguir!
1. Conheça o seu cliente
O que é uma boa experiência?
A resposta para essa pergunta pode variar muito dependendo do público atendido. Para causar surpresas positivas, você precisa, antes de tudo, saber o que já é esperado.
Por isso, para melhorar a customer experience na sua empresa, é necessário conhecer o perfil dos seus clientes. Você deve saber tanto informações diretas, como idade, gênero e grau de escolaridade, quanto aquelas ligadas aos seus gostos, desejos e dificuldades.
2. Entenda a jornada de compra
Antes de realizar uma compra, as pessoas passam por uma jornada que, de modo sucinto, começa na descoberta de um problema, o que leva à busca por uma solução, provocando uma análise da solução apresentada e, por fim, à decisão final.
Esse caminho não costuma ser linear e pode ter particularidades conforme o nicho de mercado. Entender como funciona esse trajeto para o seu público facilita o encontro de pontos onde você precisa estar e o que está faltando fazer para alcançá-los.
3. Ofereça vários pontos de contato
Ao analisar a jornada do consumidor, você perceberá que os seus clientes chegam até você por diversos canais diferentes — o que é muito promissor se você souber organizar.
Esteja apto a atender o seu cliente por todas essas frentes — ponto físico, telefone, redes sociais, sites e fóruns. Mas atenção: para garantir uma boa experiência é importante que o atendimento seja omnichannel.
Integre todos os seus canais a fim de que o seu cliente não precise ficar respondendo às mesmas perguntas em todas as frentes um milhão de vezes.
4. Adote um software de CRM
Outra forma de melhorar a customer experience é automatizar esses processos — o que, no fim, também facilita a sua rotina.
Softwares de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), como é o Freshworks, ajudam no mapeamento da jornada do cliente, captando informações valiosas que vão te ajudar a melhorar o seu atendimento final.
A Sinergis é uma empresa de consultoria em CRM e parceira certificada da Freshworks no Brasil. Essa ferramenta reúne uma série de funcionalidades que integram vendas e atendimentos de forma prática e simples de entender.
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