3 noções básicas de gestão que todos deveriam saber

A
A

Você está gerenciando outras pessoas? Se assim for, você provavelmente sabe em primeira mão que o gerenciamento de projetos tradicional está quebrado. Para realmente gerenciar uma equipe, você precisa de um novo tipo de ferramenta: uma que seja criada para gerenciar pessoas, não projetos. Construímos o monday.com com nossa própria experiência frustrante como gerentes. Nós estávamos sofrendo com e-mails, reuniões e check-ins aleatórios para tentar descobrir o que estava acontecendo, e ninguém nunca se sentiu no topo das coisas. As ferramentas que estávamos usando não ajudaram. Na melhor das hipóteses, eles apenas listaram o trabalho que precisávamos fazer; eles não criaram o senso de controle e clareza que precisávamos desesperadamente. Então falamos com centenas de gerentes e aprendemos como eles abordam os desafios da alta administração. Descobrimos três princípios básicos que ajudam os melhores gerentes de todo o mundo a liderar equipes mais felizes, mais produtivas e mais bem-sucedidas. Estes são os princípios sobre os quais construímos o monday.com e, a partir deste momento, temos 15.111 equipes que estão trabalhando de maneira mais inteligente e realizando mais com o monday.com.

1. Estabeleça metas claras
As pessoas precisam de um objetivo para focalizá-las no que é importante, motivá-las para um resultado concreto e dar-lhes um senso de realização e conclusão quando o alcançarem. Tudo bem se sua meta for tão simples quanto “Conclua esta lista de tarefas para a próxima semana”. Quando você gerencia sem metas, você distribui uma tarefa atrás da outra. Você quer evitar isso, porque isso fará com que a motivação de sua equipe diminua. Pense em escalar uma montanha como uma equipe, mas, em vez de ver o pico, os gerentes simplesmente dizem a todos onde dar o próximo passo. A equipe perde a orientação. Eles não sabem até onde vão e, o mais importante, perdem a motivação quando a subida é particularmente íngreme. Eles sobem mais devagar ou desistem completamente. As pessoas sentem que o trabalho delas é um esforço sem fim, sem sentido e exaustivo, simplesmente porque elas não vêem o quadro geral. Para nós, a solução é criar uma cultura de transparência e é inerente ao nosso produto. O quadro do monday.com mostra a todos exatamente como as tarefas se encaixam no contexto maior do processo, quem é responsável por quê e onde as coisas estão.

2. Gerenciar pelo tempo
Perdemos nosso senso de controle sem o gerenciamento adequado do tempo. Uma hierarquia de projeto detalhada nunca ajuda no planejamento, porque deixa a ordem de execução fora. O trabalho real é sempre planejado por datas e prazos, por isso não faz sentido começar com uma lista de tarefas detalhadas. Em vez disso, você deve planejar uma lista detalhada de todas as tarefas que você concluirá nesta semana, na próxima semana e assim por diante. Gerenciar pelo tempo cria uma meta alcançável, um senso de urgência e força a equipe a tomar decisões inteligentes. Temos um ótimo post sobre como construir um quadro de tarefas semanal para sua equipe; veja: 3 etapas ridiculamente simples para disparar a produtividade de sua equipe. E no último inverno, tornamos o gerenciamento de tempo ainda mais fácil com o lançamento do nosso recurso de linha do tempo, que é semelhante a um gráfico de Gantt, exceto por ser simples, intuitivo e totalmente voltado para as pessoas.

3. Dê reconhecimento
O reconhecimento é o mais poderoso gerenciador de ferramentas, mas, infelizmente, quase todas as ferramentas do mercado o ignoram. O que acontece quando você completa uma tarefa em ferramentas tradicionais de gerenciamento de projetos? Desaparece! Este é exatamente o oposto do que deveria acontecer. Um gerente deve dizer “bom trabalho” ou pelo menos reconhecer “ei, está feito”. Você já ouviu falar da grande palestra do Dan Tely sobre a ciência do que motiva as pessoas? Um dos principais fatores é receber reconhecimento pelo seu trabalho. O monday.com leva a necessidade de reconhecimento das pessoas para um nível totalmente novo. Todos veem uma lista de tarefas semanais e, quando uma tarefa é marcada como “concluída”, ela fica verde. Todo mundo sabe e o reconhecimento é dado por toda a equipe, não apenas pelo gerente. É instantâneo e poderoso. Como equipe, você pode se concentrar no objetivo comum de transformar toda a semana em verde e reconhecer e celebrar juntos. É por isso que as pessoas dizem que o monday.com é viciante e também torna as equipes mais felizes.

Por Ron Man