Busca por excelência já faz parte das demandas do mercado, mas iniciativas simples podem facilitar de forma significativa a tarefa.
Não é de hoje que o sonho n°1 de praticamente todas as empresas é contar com uma equipe altamente produtiva, que realize seu trabalho da forma mais otimizada possível e sem perder a qualidade responsável por diferenciar seu produto ou serviço daquele oferecido pela concorrência.
Acontece que, na maioria dos casos, as empresas buscam medir a produtividade pelo número de horas trabalhadas, o que nem sempre representa uma métrica confiável: de acordo com a análise da Deloitte sobre os dados da Organização Internacional do Trabalho, o crescimento da produtividade não superou o pico de 3,9% atingido em 2006, antes de cair acentuadamente após a crise financeira de 2008.
De acordo com André Ferragut, Gerente Sênior de Recrutamento no Brasil para a consultoria Hays, essa estagnação está fazendo as empresas revisarem os critérios que definem um o nível de produtividade de um colaborador.
“Há mais fatores envolvidos na produtividade – tanto organizacionais quanto relativos às pessoas. Assim, as organizações devem focar sua atenção em uma gama mais ampla de fatores para obter um cenário mais balanceado do desempenho de produtividade e ter uma maior chance de melhorá-lo “, afirma.
Abaixo, a empresa reuniu algumas iniciativas que podem impactar de forma bem positiva a produtividade de uma equipe – ou mesmo de uma organização inteira. Confira:
Se basear na qualidade do serviço ao cliente
“Medir seu desempenho em relação à qualidade do serviço oferecido ao cliente mantém você ágil, revisando seus processos e analisando sua cultura e, portanto, é menos provável que a produtividade caia”, afirma Kevin Lyons, gerente sênior de RH de Londres.
Reorganização de processos
A gigante farmacêutica Pfizer simplificou processos, estruturas e governança para criar uma organização mais produtiva que capacite colegas e conduza à tomada de decisões mais rápidas.
Reuniões e e-mails são processos que tomam muito tempo e prejudicam a produtividade, por isso um time de voluntários se engajou para criar soluções implementáveis, práticas e rápidas a fim de reorganizar este processo.
“As mudanças ajudaram a liberar capacidade de crescimento e também o nosso tempo para focar no que realmente importa – agregando valor aos pacientes e pessoas que precisam de nós”, declara Yulia Novoderezhkina, Business Partner de RH da Pfizer na Rússia.
Revisando funções e responsabilidades
Uma pesquisa da consultoria Bain & Company revela que as melhores empresas são 25% mais produtivas do que as demais devido à maneira como gerenciam seus melhores talentos, incluindo as funções e responsabilidades atribuídas a eles.
Isso envolve identificar e acompanhar o progresso do talento, reunir equipes com profissionais altamente qualificados e colocá-los para trabalhar em iniciativas mais críticas, e superar obstáculos para que a equipe trabalhe efetivamente em conjunto.
Identificação das necessidades da força de trabalho
Olhar além das funções e responsabilidades organizacionais e atender às necessidades pessoais dos funcionários também pode ajudar a aumentar a produtividade.
Juliet Turnbull é fundadora e CEO da 2to3days, uma startup cujo objetivo é promover a igualdade das mulheres no local de trabalho por meio do poder do trabalho flexível.
Ela diz que as empresas que estão dispostas a se adaptar para acomodar funcionários flexíveis – através, por exemplo, de uma mudança no horário de trabalho ou oferecer tecnologia para adotar o trabalho remoto – têm muito mais chances de ter trabalhadores felizes, mais produtivos e leais. Isso, por sua vez, reduz os custos de recrutamento, impactando imediatamente o lado do custo no cálculo da produtividade.
Impulso tecnológico
Em seu relatório de 2017 “Um futuro que funciona: automação, emprego e produtividade” o McKinsey Global Institute destaca a automação como uma maneira de compensar o impacto da parcela da população em idade ativa que está em declínio.
De acordo com a análise de cenário, a automação poderia aumentar os níveis de produtividade de 0,8 a 1,4% ao ano.
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Este é um repost do computerworld.com.br. Você pode conferir a publicação original clicando aqui.
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