Por que a monday.com é tão diferente te todas as ferramentas de gestão de projetos do mercado

A
A

Uma de nossas principais parceiras é a monday.com – plataforma de gerenciamento de equipe desenvolvida para ajudar as equipes a colaborarem. Hoje, trazemos a tradução de um dos posts que faz mais sucesso em seu blog. Por Roy Man, em Monday Blog:

Nós dizemos que não somos uma plataforma de gerenciamento de projetos, mas o que isso realmente significa?

monday.com é provavelmente a plataforma mais versátil que você vai encontrar – é um verdadeiro canivete suíço para gerentes ao redor do mundo.

Sim, você pode usar a monday.com para gerenciar todos os seus projetos, mas você também pode usá-la como um CRM, para gerenciar suas campanhas de publicidade, para acompanhar bugs, e para organizar a produção de vídeos. Existem tantos jeitos diferentes de usa-la, e nós descobrimos que pessoas a usam pra quase tudo: de professores planejando suas aulas a engenheiros construindo aviões.

Eu gostaria de jogar uma luz sobre o que faz a monday.com tão diferente de outras ferramentas que estão por aí. Existem algumas distinções fundamentais que fazem com que as pessoas não consigam viver sem ela, e que substituem muitas das outras ferramentas que estão usando, como e-mail, Excel, e outras “project management tools”.

Você precisa focar em processos, não em tarefas

Um quadradinho estático marcando uma tarefa como “concluída” não oferece informação suficiente para membros do time e gestores saberem em que pé as coisas realmente andam. As coisas são sempre mais complexas que isso.

Que tal, “atrasado há um dia”? Que tal, “estou esperando a resposta de alguém para que eu possa continuar”? Esses “status” da vida real não são incorporados a nenhuma ferramenta de gerenciamento de projetos; esse tipo de coisa é sempre comunicada por fora da plataforma em e-mails, reuniões e discussões.

A gente sabe que as coisas nunca são tão simples, então a monday.com foca em processos. Nós fazemos com que seja realmente fácil transmitir informações sobre um projeto ou tarefa de maneira estruturada, de forma que possa ser reaproveitada para processos futuros. Isso melhora todos os aspectos da gestão e comunicação. Você pode fazer tudo com monday.com, e é transparente para todo mundo ou seu time verem.

Resumindo: Com monday.com, você está pensando em processos.

Você precisa de algo visual, não textual

unnamed

Texto é melhor para quando você está sentado com um bom livro. Quando você olha um sistema baseado em texto – e todos eles são baseados em texto – você precisa ler tudo que você vê para saber o que está acontecendo. Isso te toma um tempo, e quando você tá super ocupado, você perde coisas.

monday.com é completamente visual. Os “status” coloridos simplesmente saltam aos olhos, e assim você sabe exatamente como estão as coisas, com uma olhada e sem ter que ler nada. Recursos visuais são incrivelmente poderosos para gestão de times: te permite definir processos e se comunicar sem palavras. Quando você tem a monday.com em uma tela no seu escritório, pessoas podem ver como estão as coisas à distância. Recursos visuais são eficientes, livres de interpretações, e claros para todo mundo.

Resumindo: um board vale mais que mil palavras. <3 

Você precisa trabalhar com horizontalidade, não hierarquias

Quando nós falamos com centenas de gerentes poucos dias antes de construir a monday.com, descobrimos que todo mundo usa planilhas – que funcionam numa espécie de rede horizontal – para gerenciar seus projetos. As pessoas pensam assim, não hierarquicamente. É um jeito intuitivo e simples de organizar informações – todos fazemos isso. É por isso que construimos os quadros (boards) da monday.com para serem horizontais, e tem pouquíssima hierarquização em nosso sistema (veja o que pensamos sobre “subtarefas” e “gráficos de Gantt”. Alerta de spoiler: não somos fãs.)

Resumindo: Seres humanos pensam horizontalmente; puro design físico intuitivo.

Você precisa olhar para o todo

Não dá pra ter uma ideia muito clara do que é um projeto de três meses de duração a partir das tarefas de que ele é composto. Às vezes, não sabemos o que acontece dentro de uma única tarefa.

Mesmo quando alguém diz “pronto, terminei”, tem um monte de coisas que ficam escondidas. Aí perguntamos: “você avisou todo mundo?”, “você já enviou?” Fazemos isso porque sabemos que porque uma lista de tarefas está completa, não necessariamente o projeto está concluído. Então, vira e mexe fazemos reuniões e falamos um monte em e-mails enormes para ter certeza de que os prazos foram cumpridos. Isso significa que as ferramentas não estão realmente te ajudando a trabalhar melhor ou mais rápido.

Resumindo: A maioria das ferramentas apenas listam o trabalho; o verdadeiro gerenciamento é feito fora da plataforma. Você precisa focar no todo! 

É isso: quase todas as ferramentas de gerenciamento no mercado apenas listam o trabalho a ser feito, focando em projetos e tarefas. A monday.com foca no processo disso tudo, que é justamente do que se tratam gestões e operações.

Quer fazer um teste gratuito da monday.com? É só acessar www.bit.ly/mondaysinergis. Você conta com o nosso suporte especializado e 100% em português.

// A Sinergis é a única empresa parceira certificada da monday.com no Brasil! Veja mais em: www.monday.com/partners