O que todo novo Scrum Master deve saber

A
A

Scrum é uma metodologia de gerenciamento de projetos que permite que uma equipe se auto-organize e faça alterações rapidamente. O scrum master, portanto, é o líder da equipe seguindo essa abordagem.

Se você é um novo scrum master e está procurando um curso intensivo sobre como ser o melhor que pode ser, está no lugar certo.

Neste post, veremos o que é um scrum master, o que fazem e algumas das melhores práticas que os principais scrum masters seguem.

O que é um scrum master?

Um scrum master é, em grande parte, um facilitador para uma equipe de desenvolvimento ágil. Você pode chamá-los de “mestre de tarefas”. Essa pessoa é responsável por garantir que a equipe execute princípios ágeis e siga seus processos e práticas durante todo o projeto.

Se você está se perguntando de onde vem essa palavra engraçada, “scrum” é um termo usado no rugby. É o termo para uma formação ordenada de jogadores, na qual os atacantes de uma equipe se juntam com os braços entrelaçados e a cabeça baixa, avançando contra um grupo da equipe adversária.

Como você pode ver, é uma boa analogia para o trabalho em equipe estratégico e ordenado.

Assim como em um jogo de rugby, os mestres do scrum protegem suas equipes de trabalho contra interrupções e distrações externas, para que possam executar um trabalho eficiente e focado. Eles também gerenciam o processo de troca de informações entre os membros do grupo, para que a comunicação seja nítida.

Lembre-se de que um scrum master NÃO é:

  • O chefe ou líder do projeto
  • A única pessoa responsável pelas falhas do projeto
  • A pessoa que aponta os membros da equipe que estão tendo um baixo desempenho

Em vez disso, pense em um scrum master como um treinador que cuida de seus colegas de equipe, dirige jogadas e incentiva os jogadores para que eles possam vencer o jogo.

Qual é o propósito de um scrum master?

O objetivo de um scrum master é:

Detectar problemas ou obstáculos ao progresso do projeto.

Se problemas, conflitos ou problemas atrapalharem o processo do projeto, é tarefa do scrum master lidar com isso e levar a equipe de volta ao trabalho.

Educar os membros da equipe em suas funções / responsabilidades.

O scrum master lembra aos jogadores da equipe quem é responsável pelo quê e os mantém na tarefa, ajudando-os a entender como a parte deles afeta o projeto maior como um todo.

Facilitar o gerenciamento ágil de projetos.

Os scrum masters ajudam a garantir que a equipe esteja seguindo as melhores práticas em relação ao gerenciamento ágil de projetos e reforça esses valores em reuniões regulares e conversas individuais com os membros da equipe.

Servir como referência.

Os scrum masters são aqueles responsáveis por guiar um projeto bem-sucedido com muitas partes móveis. Eles têm respostas e ajudam a superar os desafios.

Ajudar a determinar um ritmo de trabalho sustentável.

Os scrum masters ajudam a descobrir um ritmo realista do projeto e trabalham para manter todos se movendo no mesmo ritmo (o que não é uma tarefa fácil).

Estatísticas sobre mestres de scrum

Então, quais são alguns dos números em torno dos scrum masters?

De acordo com o relatório State of Scrum 2017-2018:

  • O tamanho médio de uma equipe de scrum é de 4 pessoas. Equipes com menos de 10 pessoas são mais eficazes para esse estilo de gerenciamento de projetos. 
  • 63% de todos os projetos Scrum são bem-sucedidos. Mais da metade de todos os projetos é bem-sucedida ao usar essa abordagem de gerenciamento de projetos – nada mal, certo?
  • 87% dos scrum masters realizam reuniões diárias. A comunicação regular é essencial para o sucesso de um projeto liderado pelo scrum master, e as reuniões diárias mantêm todos informados.
  • 71% dos executivos dizem que a abordagem do scrum master ajuda a agregar valor aos clientes. A liderança do C-suite considera amplamente o uso de um scrum master como uma jogada inteligente para aprimoramentos gerais da experiência do cliente.
  • 87% dos funcionários dizem que ter um scrum master melhora a qualidade de vida no trabalho para as equipes. A maioria dos membros da equipe diz que ter uma pessoa de destaque para os projetos faz com que o trabalho aconteça com mais eficiência e eficácia.

Como você pode ver, existem alguns benefícios claros em usar um scrum master com uma abordagem ágil de gerenciamento de projetos – os números não mentem.

Se você está se perguntando como alguém pode se tornar um bom mestre de scrum, aqui estão algumas dicas simples que você pode colocar em ação imediatamente.

Alavanque sua inteligência emocional

Use sua inteligência emocional para ler os membros da equipe e identificar / resolver problemas de forma proativa – tente ajustar sua sensibilidade a problemas que não estão sendo vocalizados, mas estão causando atritos. Seja observador e trabalhe para que os membros da equipe comuniquem verbalmente suas frustrações e desafios, para que possam passar do passado e tenham empatia pelos colegas de equipe. Atue como uma caixa de ressonância quando necessário e ouça ativamente durante essas conversas.

Seja um líder humilde

Ser um líder humilde tem tudo a ver com colocar as necessidades de sua equipe à frente das suas; portanto, se você quer ser um bom scrum master, certifique-se de estar sempre procurando contribuir para o bem maior do projeto. Às vezes, isso significa realizar tarefas desagradáveis ou não tão divertidas e afastá-las de seus colegas de equipe para que eles possam fazer o melhor trabalho possível.

“Para mim, ser um líder humilde significa que serei portador de más notícias (defeitos, atrasos, etc.), em vez de sobrecarregar os membros da minha equipe com essa responsabilidade. Dessa forma, eles permanecem focados e positivos. ”-Tony Bailey, CEO e fundador da 1K App

Mantenha a comunicação fluindo

Para manter a comunicação fluindo, um bom scrum master solicita feedbacks regularmente e incentiva a conversa entre equipes. Descubra como os membros da equipe se comunicam melhor: quais ferramentas ou plataformas melhor atendem ao grupo? Também é uma boa idéia recapitular e reiterar regularmente as conversas com o grupo como um todo, para eliminar a ambiguidade.

“Se você deseja usar o scrum como um processo de entrega, é necessário pegá-lo e adaptá-lo às necessidades do projeto – mas não pule eventos, agentes ou artefatos. Você tem que fazer standups diários, planejamento, retros, demonstrações. É aqui que a comunicação realmente acontece. ” – Raluca Apostol, co-fundador da Nestor

Destaque um trabalho bem feito

Seja um líder que destaca trabalho duro e trabalhos bem feitos. Se alguém da equipe for além, indique isso para a organização como um todo e comemore o trabalho árduo dessa pessoa.

Faça questão de reconhecer sucessos e criar uma cultura na qual os membros da equipe sejam compelidos a fazer o melhor trabalho.

Seja o mestre de scrum que sua equipe merece

Se você decidir assumir a função de scrum master, esperamos que você tenha algumas boas dicas que o ajudarão a executar este título com facilidade. Lembre-se: ouça atentamente, adote uma abordagem de liderança baseada em serviços e mantenha os membros da equipe em atividade.

Deseja saber mais sobre o gerenciamento ágil de projetos? Leia mais aqui.

Este é um repost traduzido de monday.com/blog, escrito originalmente por Kaleigh Moore. Conheça nosso trabalho com monday.com acessando sinergis.com.br e o nosso canal no youtube: youtube.com/c/sinergis.