Desde que foi criada em 1969, a Internet abriu as portas para novos desenvolvimentos tecnológicos que continuam avançando até hoje. Todas essas novidades obrigaram as organizações a atualizarem seus processos para sobreviver no mercado. E, para isso, existe um nome: transformação digital nas empresas.

Gestores que desejam escalar o seu negócio ou mantê-lo competitivo, não podem dar as costas para a digitalização. Com a pandemia da Covid-19, essa necessidade ganhou ainda mais evidência, tendo em vista o prejuízo espantoso que empreendimentos sem maturidade digital sofreram.

E os números não mentem, essa mudança de mentalidade é tendência no mundo empresarial. Segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020, cerca de 87,5% das empresas instaladas no Brasil já realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital.

Por isso, se você quer ver o seu negócio ativo por muitos anos, é preciso conhecer os principais fatores da digitalização! Confira.

Saiba quais são os 4 fatores da transformação digital nas empresas!

A transformação digital nas empresas pode ser entendida como um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia, substituindo completamente formas manuais, tradicionais e legadas de fazer negócios.

Mas não se engane: ela vai muito além de possuir os equipamentos mais modernos do mercado. Trata-se de uma mudança de mentalidade que engloba toda a empresa, impactando em todas as suas frentes.

Veja a seguir quais são os pilares principais dessa investida para entender melhor como ela funciona!

1. Pessoas

Sim, as pessoas estão no centro da promoção da transformação digital nas empresas. Afinal, como incorporar novas tecnologias em uma organização se os colaboradores não souberem como utilizá-la em seu dia a dia?

Por isso, esse é um dos pilares mais importantes da digitalização dos negócios. Além disso, os gestores devem ter atenção ao aspecto humano que não pode ser deixado de lado nesse processo de mudança, garantindo não só a satisfação dos funcionários, como uma boa experiência do cliente.

2. Processos

A estruturação de novos processos é a base da transformação digital. Do que adianta ter os equipamentos mais modernos, mas continuar organizando as contas da empresa em planilhas de excel enormes, por exemplo?

A digitalização vem também como uma solução para otimizar o trabalho de toda a equipe e gestão do negócio, fazendo com que a instituição ganhe mais agilidade, expertise e qualidade nas entregas.

3. Tecnologia

Como o próprio nome indica, a transformação é digital, e, portanto, é necessário se apoiar no uso de soluções e ferramentas tecnológicas inteligentes para tornar o trabalho mais rápido, dinâmico e eficiente.

Há muitas opções de plataformas de CRM e de gestão, por exemplo, que melhoram o relacionamento com o cliente e os processos internos da organização. Porém, é importante que seja escolhida a solução mais flexível e adaptável para a sua empresa.

4. Local de trabalho

Os locais de trabalho também são um ponto de atenção, visto que essa transformação pode alterá-lo. Quantas empresas no período pandêmico, por exemplo, passaram a atuar em escritórios virtuais, de forma 100% online?

É certo que isso provoca mudanças na dinâmica do trabalho e, assim, o gestor deve investir nos treinamentos que forem necessários para a sua equipe.

Entendeu agora os pontos principais que devem ser levados em consideração para promover a digitalização de uma organização? Continue no blog da Sinergis e veja mais algumas razões para aplicar a transformação digital na sua empresa!