A gestão de experiência do cliente é fundamental para organizações de todos os segmentos, uma vez que ela tem um papel fundamental para a fidelização dos consumidores. Especialmente porque hoje em dia as pessoas estão buscando vivências cada vez mais personalizadas e exclusivas.

Dessa forma, pensar em formas de desenvolvê-la na sua organização é cada vez mais necessário. Continue a leitura e veja como elaborar uma boa estratégia para conquistar o seu público!

Como criar uma boa estratégia de gestão de experiência do cliente?

Uma gestão de experiência do cliente bem feita pode ajudar o seu negócio com um acréscimo de receita. Afinal, ao reter os fregueses e torná-los recorrentes, você terá um fluxo de renda contínuo. 

Para que isso aconteça, é preciso ter uma boa estratégia. Veja como criá-la em quatro passos básicos: 

1. Entendendo as dores e expectativas

Esse é o principal passo para criar uma boa estratégia de vivência do consumidor. Afinal, é a partir dele que será possível entregar o melhor atendimento, já que você irá entender as dores que precisa solucionar e as expectativas que precisa alcançar. 

Assim, é válido ter reuniões de alinhamento de projeto ou mesmo realizar pesquisas com os fregueses para entender quais são suas dores e expectativas frente ao produto ou serviço que sua empresa oferece. 

A partir disso, você poderá verificar o que precisa entregar para satisfazer as necessidades do cliente.

2. Antecipando situações que gerem desgaste

Uma forma de melhorar a experiência do cliente é por meio da prevenção de possíveis problemas. Por exemplo, você prometeu o envio de um relatório importante, mas não conseguirá entregá-lo no prazo. Ao invés de não dar explicações ou avisar sobre o atraso, é melhor informá-lo com antecedência e verificar se é possível fazer a entrega em uma nova data. 

Essa simples atitude evitará conflito e desgaste desnecessário com o cliente. Isso também vale para outras situações como retorno em ligações e e-mails e troca de atendimento. 

3. Utilizando a tecnologia a seu favor

A transformação digital em empresas veio para ficar e, ao utilizar a tecnologia ao seu favor, você poderá fazer uma gestão de experiência ainda mais eficaz. A utilização de um software de CRM é um dos pilares para isso, já que permite fazer a gestão e verificar a satisfação do público. 

A Sinergis, empresa de consultoria especializada neste recurso, é parceira certificada da Freshworks, ferramenta que faz o acompanhamento completo da jornada do consumidor. A partir dessa plataforma, oferecemos a você a oportunidade de entregar um atendimento personalizado e próximo com os clientes ativos. Por meio de canais de contatos diversos  como:

  • site;
  • messenger;
  • whatsapp;
  • e-mail;
  • entre outros.

4. Criando pesquisas de clima

O quarto e último passo de como elaborar uma boa estratégia de gerenciamento de experiência, é a criação de uma pesquisa de clima, em que é avaliada a satisfação do cliente. Ela pode ser enviada todos os meses, trimestral ou semestralmente.

Com ela você terá insights poderosos da percepção do seu público sobre o seu negócio e será possível ajustar os processos para melhorá-los sempre que necessário. 

Ao coletar as informações descritas nesses passos, você irá criar uma estratégia de gestão de experiência do cliente focada em superar as expectativas do seu consumidor, fidelizando-o à sua marca. 

Com um sistema de CRM eficiente, você será capaz de monitorar o público ativo e também de prospectar novos negócios com mais facilidade. Faça contato com o time de consultores da Sinergis agora mesmo e tire suas dúvidas sobre essa solução que irá colaborar para transformar o dia a dia da sua empresa!