Você costuma estabelecer metas de projetos da sua empresa? A partir destes recursos é possível transformar a missão da sua organização em sucesso! Por outro lado, sem elas, pode ser complicado fazer o negócio fluir.

Estes elementos têm a função de nortear as ações e a jornada evolutiva dos colaboradores e de todos os setores de um empreendimento, fazendo com que o time se sinta engajado.

Além disso, elas tornam o trabalho muito mais organizado. Principalmente em ambientes dinâmicos, é muito comum ver um projeto ser passado de um funcionário para outro sem que exista, de fato, o entendimento dos seus propósitos. Isso pode prejudicar muito os resultados, desperdiçando tempo e energia dos envolvidos.

Quer entender mais sobre como as metas podem contribuir para otimizar e impulsionar os trabalhos de uma empresa? Continue a leitura do artigo!

O que são metas de projeto?

Antes de tudo é preciso entender o que são metas de projeto. Esses elementos podem ser definidos como ações mensuráveis que são realizadas em uma organização para atingir um determinado objetivo final.

Um mesmo trabalho pode conter inúmeras metas a depender da área de atuação e setor da empresa. Elas podem ser financeiras, técnicas, de qualidade, entre outras.

Como definir metas de projeto?

Agora, chegou o momento de aprender como estabelecer metas para os seus trabalhos. Para isso, você pode partir do sistema S.M.A.R.T, uma espécie de checklist que ajuda a defini-las de forma mais eficiente.

Mas, antes de tudo, há três perguntas fundamentais que você deve se fazer:

  • o que é o projeto?
  • por que ele está sendo feito?
  • quando ele precisa acontecer?

Depois de responder às questões, siga as orientações do método S.M.A.R.T. As suas metas devem ser:

  • s — specific, ou específica: seja objetivo e defina o que realmente precisa ser atingido. A meta precisa ser menos genérica e abrangente possível;
  • m — measurable, ou mensurável: as suas ações precisam ser medidas. Defina um número, quantidade ou unidade de medida para trabalhar;
  • a — attainable ou atingível: as metas são feitas para serem realizadas, portanto, precisam ser realistas;
  • r — relevant, ou relevante: elas devem ter propósito, servir para atingir um objetivo estratégico. Por isso, precisam ter relevância!
  • t — time based, ou temporal: para se tornar uma meta de verdade, é necessário estabelecer um prazo para ela ser batida. Defina uma data para cada uma das metas do seu projeto.

Como foi possível perceber, as metas são elementos importantes para atingir o sucesso de um projeto e da organização como um todo. Mas, para que elas sejam ainda mais efetivas, é necessário conhecer a rotina dos seus colaboradores. Veja também porque é importante conhecer o processo produtivo da empresa!