Você sabe o que é governança corporativa e quais são os benefícios de adotar este sistema de direção na sua empresa? As instituições que aplicam os princípios deste modelo de gestão conseguem oferecer um ambiente mais ético e saudável para todos os colaboradores, incluindo parceiros e investidores.

É também uma forma de garantir que todas as áreas da empresa — internas e externas — estão alinhadas na mesma página, como o mesmo foco, contribuindo para o seu fortalecimento.

Para que isso seja possível, existem alguns pilares a serem seguidos. Continue a leitura e descubra quais são eles!

O que é governança corporativa e quais são os benefícios de aplicá-la?

Como visto anteriormente, o significado de governança corporativa está relacionado ao ato de governar uma empresa. Ou seja, trata-se de adotar uma forma de conduzir uma organização a partir de processos que visem a sua integridade e desenvolvimento.

Esta prática tem como propósito auxiliar na direção e no controle de uma companhia para que os seus objetivos de negócio sejam alcançados e os interesses de todas as partes envolvidas no empreendimento estejam alinhados.

Ela pode ser aplicada a todos os tipos de empresa, grandes ou pequenas, influenciando positivamente no:

  • nível de faturamento;
  • número de colaboradores;
  • melhoria das operações.

Além disso, este sistema de gestão ajuda a evitar:

  • erros estratégicos;
  • abusos de poder;
  • fraudes.

A seguir, você verá como esses benefícios podem ser alcançados por essa prática de governança, entendendo o que é necessário para aplicá-la na sua empresa.

4 pilares para aplicar a governança na sua empresa

Agora que você já sabe o que é e quais vantagens a governança corporativa pode oferecer a um negócio, veja quais são os pilares principais deste sistema para colocá-lo em prática e garantir o sucesso da sua organização!

1.Transparência

A transparência é um ponto muito importante para a saúde de uma organização. Não se trata apenas de disponibilizar os dados obrigatórios por leis e regulamentos, mas todos os materiais que possam ser de interesse aos seus parceiros,como:

2.Prestação de contas

A prestação de contas também está relacionada ao princípio da transparência, como visto no tópico anterior. É importante que todos consigam verificar os ganhos e gastos da companhia, passando mais confiança aos investidores e demais partes interessadas.

3.Equidade

O pilar de equidade se refere ao tratamento justo e isonômico — de forma igual perante a lei — de todos os colaboradores e demais envolvidos na empresa, independente do cargo exercido ou nível de participação.

4.Responsabilidade corporativa

O princípio de responsabilidade corporativa chama atenção para a necessidade das empresas zelarem pelo sistema e ambiente em que estão inseridas. Isso vai muito além de questões econômicas, como a geração de lucros e empregos.

Tem a ver com o reconhecimento de uma organização com seu compromisso social, levando em conta seus objetivos e metas de projeto a curto, médio e longo prazo.

Entendeu como os pilares de uma boa governança contribuem de forma positiva para a gestão da sua empresa?

A incorporação de processos eficientes é outro ponto de melhoria que pode alavancar os resultados de um negócio. Continue no blog da Sinergis e veja quais são os principais métodos ágeis para aplicar na sua empresa!