Sua empresa recebe pedidos constantes e infindáveis de refação? Vocês não conseguem cumprir com os prazos que estabeleceram? Perdem muito tempo do dia a dia procurando “como fazer” uma tarefa ao invés de já colocar a mão na massa? Entender o processo produtivo do seu negócio resolveria todos esses problemas. 

Neste artigo, reunimos algumas razões para você mapear a produção da sua equipe e apresentamos uma solução excelente para começar a colocar em prática. Acompanhe!

4 motivos para mapear o processo produtivo da sua empresa

Ter conhecimento sobre o processo produtivo da sua empresa é fundamental para uma governança ágil. Depois de compreender o fluxo de trabalho, você vai encontrar oportunidades de diminuir os seus custos e aumentar os seus ganhos. Veja  por que seguir:

1. Mais agilidade

Ter mais agilidade é o desejo de todas as empresas. Contudo, poucas sabem como alcançar esse nível de otimização elevado. Não tem segredo, nem existe outro caminho a não ser entender o processo produtivo do negócio. 

Para potencializar as produções, é preciso, primeiro, identificar onde estão os gargalos e, depois, pensar em estratégias para eliminá-los. 

2. Melhora na gestão de equipe

Você tem noção de quem faz o que dentro da sua empresa? É comum que, entre as tarefas do dia a dia, essa informação se perca, mas não deveria ser assim, porque ela é muito valiosa!

Tendo esse conhecimento, é possível explorar os pontos fortes dos seus colaboradores, garantindo o desenvolvimento deles e, consequentemente, o da empresa.

3. Mais assertividade na gestão de recursos

O mapeamento de processo produtivo é fundamental para entender qual é a sua capacidade de entrega, seja na fabricação de produtos ou execução de serviços. Desse modo, você passa a se comprometer somente com o que pode cumprir, mas também entender exatamente o que é necessário para dar passos maiores. 

4. Padronização de processos

A importância da padronização de processos está na garantia de um elevado nível de qualidade em todas as entregas que fizer. Se cada pessoa da sua equipe executa uma atividade de um jeito diferente, além de demonstrar desorganização, pode acontecer de um cliente ficar mais satisfeito que o outro. 

Quando estiver mapeando os processos, você conseguirá identificar quais funcionam melhor e eles devem ser replicados. 

Como mapear o processo produtivo da minha empresa

Para mapear o processo produtivo da sua empresa, é necessário:

  1. coletar dados;
  2. modelar o seu fluxo de trabalho atual;
  3. fazer uma análise do fluxograma.

Essas podem parecer etapas muito complicadas, mas uma ferramenta de gestão como a Monday pode auxiliar e tornar tudo mais simples.

A Sinergis é parceira da Monday no Brasil e nós podemos ajudar na implementação da ferramenta no seu negócio.

Ficou interessado? Então entre em contato com a equipe de atendimento da Sinergis!