Um dos maiores desafios dos gestores de empresas é garantir que as entregas estejam coerentes com os objetivos da organização. Por isso, a fim de facilitar essa tarefa, foram criadas as metodologias ágeis, cujo objetivo é melhorar o alinhamento da equipe e passar mensagens claras.

Então, se você busca soluções para que os trabalhos da sua empresa sejam bem executados e alcancem bons resultados, alguns dos principais métodos ágeis que existem são: Scrum, Kanban e Lean.

Já ouviu falar deles? Mais do que conhecê-los, é importante entender em quais situações eles podem ser utilizados. Continue lendo o artigo para descobrir!

Scrum, Kanban ou Lean: Entenda quando utilizar cada metodologia ágil

Como visto anteriormente, a aplicação de uma metodologia ágil na empresa ajuda a minimizar riscos relacionados às incertezas dos projetos e aos imprevistos de maneira rotineira e rápida.

Esses métodos também ajudam a melhorar a comunicação da equipe que, por sua vez, repercute na satisfação do cliente. Existem muitas técnicas por aí e, por isso, é importante saber qual se adapta melhor à realidade da sua empresa.

Agora, veja quando utilizar Scrum, Kanban ou Lean, que são as mais conhecidas.

Scrum

O Scrum é um dos principais métodos ágeis para empresas. Ele tem como objetivo ajudar no desenvolvimento e gestão de projetos que tenham um prazo curto de entrega.

Essa metodologia ajuda a enxergar pontos positivos e negativos da atuação do time, auxilia na definição de papéis mais bem definidos para cada colaborador e também na criação de listas de prioridade.

A técnica funciona criando ciclos, também conhecidos como sprints, que são os períodos determinados para o cumprimento de cada etapa do projeto. Ele é mais recomendado para negócios em que as equipes têm funções estáveis e que não serão modificadas no decorrer do projeto.

Kanban

Já o Kanban é composto por checklists e oferece uma visão mais ampla de todo o projeto que está sendo desenvolvido. Trata-se de um dos métodos ágeis mais simples de ser utilizado na atualidade.

Além disso, ele pode ser facilmente adaptado para qualquer tipo de negócio. Ele é ideal para empresas que buscam por processos mais visuais, ajudando a organizar o cotidiano e a manter o foco do time.

Lean

O Lean serve especialmente a projetos de escopo mais reduzido e que são mais objetivos. O seu objetivo principal é identificar e eliminar desperdícios dentro da empresa ou na realização de algum projeto.

Consequentemente, esse método ágil acaba promovendo uma redução de custos e diminuindo a complexidade de algumas tarefas, o que também contribui para o aumento de produtividade da empresa e entregas melhores.

Ele é mais indicado para organizações que buscam por processos de validação de ideias e hipóteses, sendo constituído por basicamente três passos:

  • construir;
  • medir;
  • aprender.

E aí, depois de ver essas definições, qual seria a metodologia ágil mais adequada à realidade da sua organização?

Para facilitar o processo de aplicação dessas técnicas, você pode contar com o auxílio de algumas ferramentas especializadas em gestão de projetos e empresas, como a Monday e a Freshworks, recursos que sempre recomendamos aos nossos clientes.

Continue no blog e veja como aumentar a produtividade da sua empresa com a ajuda da Sinergis!